O texto do Professor Luis Rogério "Formação do Conhecimento coletivo: O papel do professor em tempos de web art “ é bastante pertinente, porém um tanto complexo.
O avanço tecnológico, é uma realidade sem dúvida alguma, e a velocidade em que se processa é assustadora.
O conhecimento, a informação a um toque, nos deixa educadores e alunos embevecidos.Porém a escola enquanto pólo disseminador do conhecimento, deve se sentir ameaçada e mais que isso preocupada pois, crianças, adolescentes e jovens a frente de uma internet, podem se abastecer de conhecimentos e informações de procedências bem duvidosas e podem se transformar em sérios transtornos a suas famílias e a escola.
Acredita-se porém que o papel da escola frente as novas tecnologias é o de usufruir, disseminar e alertar os alunos sobre os perigos da internet.
Contudo sabe-se a que velocidade as coisas acontecem na educação, assim daqui uns 20 anos a informatização chegará a nossas escolas efetivamente, pois o custo de implementação de um projeto de tal envergadura é altíssimo e nossos governantes não estão preocupados com a educação. Ela não dá votos.
TEXTO II: Como utilizar a internet na educação
O texto é bastante interessante, pois além de informações e questionamentos, nos sugere vários endereços e sites a serem visitados, que podem enriquecer nossas aulas e idéias, de como a informática poderá se transformar num forte aliado do professor.
Os vários relatos, reforçam a idéia de que a escola precisa rever seus conceitos e se adequar a nova realidade e cabe ao estado enquanto mantenedor das instituições de ensino, disponibilizar recursos para que as tecnologias cheguem de fato e de direito as escolas, com qualidade, quantidade suficiente para atender a demanda, e com professores capacitados e treinados para gerenciarem esta nova forma de desenvolver o ensino pedagógico.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Colega Vanderlei,
Seu trabalho é significativo. Parabéns! Continue nos proporcinando a oportunidade de poder ler suas reflexões e conhecer melhor o trabalho que desenvolve.
Parabéns!
Até mais
Amigo Vanderlei...
Realmente é muito gratificante para nós fazer parte deste bonito trabalho que estás desenvolvendo.
Parabéns!
Continue...
Abraços
Postar um comentário