Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
O período atual da história da humanidade é dos mais complexos já experimentados pela sociedade humana.
Vivemos um tempo nervoso, tenso. Somos continuamente pressionados para sermos mais produtivos em nosso trabalho. Recebemos hoje cargas de informações multimídia o tempo todo e por diversos canais simultâneos.
Nossa vida está cercada de aparatos tecnológicos que requerem conhecimentos para serem operados, com os quais interagimos com pessoas de quaisquer lugares do mundo, através da internet, das redes, do celular, da multimídia que estão revolucionando a vida de todos no cotidiano.
A escola continua sendo uma referência importante, pois é lá que os conhecimentos devem ser sistematizados e a educação de milhões de pessoas não pode ser mantida na prisão, na asfixia e na monotonia em que se encontra.
A escola deve ser um espaço de inovação, de experimentação e o que se vê é completamente ao contrário, está previsível, engessada e cansativa.
Devemos pensar e acreditar enquanto educadores que as tecnologias estão aí, são realidade na vida de todos, e contar com os recursos tecnológicos como apoio, meios de inovarmos e para de acharmos justificativas evasivas para a inércia da escola atual.
Referências bibliográficas:
www.eca.usp.br/prof/moran/sucedido.htm
MORAN, José Manuel. Educação que desejamos: novos desafios
terça-feira, 8 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário